segunda-feira

Expondo nossa Intervenção

Em nossa intervenção, iniciamos as aulas com o básico do atletismo, sendo as corridas. Os alunos primeiramente não gostaram, pelo fato de terem o costume de só fazerem o que queriam nas aulas de educação física. Assim nossa intervenção iniciou-se com grande dificuldades, ja como tinha dito muitos alunos não se interessavam e ainda, os outros que não queriam participar, atrapalhavam a aula.
Em um primeiro momento pensamos em agir com mais rigor, mas paramos e pensamos melhor, pois ja estava ruim sendo por nossa maneira, a participação era .livre, se colocassemos mais obrigatóriedade nas atividades, ai que eles não participariam, e tudo estaria perdido e nossa intervenção não sairia do papel ou melhor, do planejamento.
A aula foi prejudicada e nossos objetivos não foram alcançados. Mas não por falta de vontade de nós professores, mas sim pelo grande envolvimento cultural e social voltado por trás desse conteúdo.
Oliveira (2006), também coloca a necessidade de haver a aplicação de uma proposta transformativa pela qual:

As transformações ocorrerão em relação às limitações físicas e técnicas dos alunos para realizar determinados movimentos, devese enfatizar o prazer e satisfação do aluno em movimentar-se, pois a tarefa da escola não é treinar o aluno, mas estudar o espore de forma atrativa e compreensiva, incluindo a efetiva participação de todos. (OLIVEIRA, 2006, p. 31)


Assim, o aluno apropria-se dos conhecimento s/habilidades sobre correr, saltar,
marchar, arremessar e lançar – que certamente não deve ser a única preocupação ao ensinar o atletismo. Mas, também, de uma forma mais interessante e motivadora, participa de um trabalho que o levará a ser um indivíduo crítico e reflexivo, sobre a sociedade à qual pertence. Do ponto de vista do professor, esse se torna um sujeito relevante no processo de formação do aluno. Enfim, para que as aulas de Educação Física sejam um espaço para esses acontecimentos, é preciso trabalhar dentro de uma perspectiva, comunicativa, interativa, reflexiva e participativa de todos, professores, alunos, escola e comunidade. A Educação Física deve envolver as teorias e as práticas com toda a responsabilidade e respeito pelo espaço do aluno. Para isso acontecer, o professor deverá utilizar essas particularidades e perspectivas para trabalhá-lo nas aulas de Educação Física, com a inclusão de novas situações pedagógicas.


Esse video abaixo também foi exposto em uma das aulas de nossa intervenção. Assistam.






Envolvendo as habilidades motoras básicas de marchar, correr, saltar, lançar e arremessar, principais neste campo as quais procuram traduzir, numa linguagem corporal, o significado do
atletismo sem, contudo, perder a dimensão de sua especificidade técnica e normativa que faz do atletismo a modalidade esportiva que é. (MATTHIESEN, 2005,p.16)


O atletismo é um conteúdo importante e atraente para as crianças, desde que as habilidades exigidas para a sua prática sejam significativas para elas, sendo essas habilidades próprias do mundo infantil.

Esse vídeo foi visto em uma de nossas aulas na perspectiva de refletir o que é a educação física e o meio ambiente, sendo uma precisa da outra para que se existam. Muito bom o vídeo, espero que assistam.





Nenhum comentário:

Postar um comentário