segunda-feira

Gênesis da Intervenção

                                     

O nosso grupo pensou em trabalhar no estagio III, o atletismo como conteúdo de intervenção, pelo fato dos componentes do grupo se identificarem com a modalidade, e pela a convivência com os alunos no estágio anterior, percebimos a grande possibilidade em trabalhar com o atletismo. Pois o Atletismo é o esporte base de todas as outras que advirão posteriormente, sendo assim mais do que justo credificá-lo em nossas aulas. Pois todos podem participar sem distinção de sexo, raça ou credo. Caracterizado por ser o menos elitizado, sendo assim o que se necessita para pratica-lo somente a força de vontade e o seu corpo, mais nenhum acessório caro.


O atletismo, sendo um desses conteúdos que a educação necessita,então deve estar presente nas propostas curriculares das escolas e, para entendermos o porquê disso, precisamos saber que devido as suas características próprias, esse se constitui um conhecimento produzido durante toda a existência humana. Resumidamente temos:



O Atletismo é estritamente ligado aos movimentos naturais do ser humano de correr, marchar, lançar, arremessar e saltar, e, por isso, é chamado de esporte base . (GONÇALVES, 2007, p. 01)


Sua história faz referência à trajetória esportiva do homem, sendo que em Olímpia, na Grécia, desde 776 a. C. já existiam disputas para saber quem era o mais rápido em distâncias de cerca de 200

metros. [...] As provas de atletismo foram as que mais tiveram audiência na primeira Olimpíada da Era Moderna, em Atenas, em 1896. Atualmente, o esporte possui provas de pista (corridas), de
campo (saltos e lançamentos), combinadas como decatlo e heptatlo (que reúnem provas de pista e de campo). O pedestrianismo corridas de rua (como a maratona), corridas em campo (cross country), e corridas em montanha e marcha atlética. (REVISTA PROJETOS ESCOLARES, 2007, p. 17)

Considerado como esporte clássico, base para várias outras modalidades, de fácil aprendizagem, já que pode ser ensinado com base em espaços físicos adaptados e materiais alternativos (MATTHIESEN, 2005a).

Sendo que mesmo nós tendo o interesse em trabalhar uma nova metodologia e também, uma nova modalidade na disciplina deveremos entender nossos alunos no dia-a-dia, assim;
Com base no respeito ao conhecimento da criança; na inclusão; na interdisciplinaridade e na postura do professor reflexivo, a escola tem como objetivo no Ensino Fundamental: o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamentam a sociedade; o desenvolvimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social, entre outras coisas (RIO CLARO, 2005).

Esse video mostra como o atletismo ajuda na educação de nossos alunos. Assistam e comentem.






4 comentários:

  1. Gente e quando o josué falava pra gente nas aulas eu custava acreditar o.O
    que legal cara...eu nem sabia que tinha tanta historia em relação ao atletismo HAHA
    Mais é vivendo e aprendendo né.
    ADOOREI o tema, bem inovado....Uma vez substitui uma professora e resolvi trabalhar atletismo com as crianças, foi BEEM legal e bem inovador os alunos então adoraram, achei um conteúdo bem flexivel porque agrada a meninos e meninas e infelizmente agente sabe que não é assim com todos os conteúdos da EF né =((
    Mais é isso aê parabens pelo trabalho meninos.
    Beeeeejo

    ResponderExcluir
  2. Realmente muito interessante a história que vocês disponibilizaram para nós nos interar mais um pouco sobre essa modalidade. parabens

    ResponderExcluir
  3. parabens por mostrarem e relatarem esse conteudo,a interaçao com a historia,o tema,atletismo é de grande importancia.parabens novamente.

    ResponderExcluir
  4. O trabalho inicial foi muito prejudicado, pela falta de interesse de nossos alunos sobre a modalidade. Sendo que nós até pensamos em mudr o conteúdo com medo de não dar certo, mas ao invés de fazer-mos isso, fizemos conexões de temas junto ao atletismo, na contribuição que os alunos tivessem interesse em participar livremente, e foi isso que aconteceu, mas foi gradativamente. Foi interessante ver o desenvolvimento de nossas aulas, e também é claro, o desenvolvimento da turma nas questões pertinentes de nossa intervenção, em relação dos objetivos propostos no decorrer das aulas.

    ResponderExcluir